A presença dos animais na vida dos idosos

Compartilhe com amigos!
  • 5
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
    5
    Shares

Atualmente temos observado que as pessoas estão estreitando os laços de amizade com animais de estimação, especialmente cães e gatos. No animal encontramos amizade, carinho e amor incondicional. Vamos apresentar aqui alguns motivos para os idosos se manterem conectados com os animais.

No caso dos idosos, os animais são companhias para as atividades do dia a dia, reduz a solidão e promovem a atividade física uma vez que é necessário levar os cães para passear. Estudos já comprovam que as pessoas que possuem cães são mais ativas.

Também já é comprovado cientificamente que os animais são capazes de dar apoio emocional aos idosos. Segundo o Portal Melhores Amigos, a pessoa que tem depressão canaliza sua atenção em outro ser, que necessita de cuidados e o pet por sua vez percebe as demonstrações de carinho e cuidado e retribui divertindo e dando carinho ao seu tutor, colaborando no combate à depressão.

No caso do Alzheimer, ainda não existem estudos científicos que comprovem, mas especialistas alegam observar a diminuição do impacto emocional da doença quando o idoso doente convive com um animal.

O que é Pet Terapia?

Pet Terapia mais conhecida como TAA (Terapia Assistida por Animais) é uma prática comum nos Estados Unidos há mais de vinte anos. No Brasil a prática existe, mas não é muito reconhecida. A Terapia Assistida por Animais investe em atividades que mexem com questões emocionais e físicas combinados com a interação direta com o animal. As atividades proporcionam resultados significativos como a diminuição dos sintomas da depressão, estresse e ansiedade.

A companhia dos animais é extremamente benéfica para todos. Entretanto é indispensável ressaltar que não se deve presentar as pessoas com um pet. Ter animais em casa também exige tempo e dedicação. Por isso é melhor deixar que a pessoa que vai cuidar do animal decida se realmente deseja um animalzinho.

Além disso, ao invés de comprar um animal opte pela adoção. Em Campinas a ONG Amor de Bicho se dedica a resgatar, cuidar e recuperar a saúde dos animais abandonados. A ONG tem foco em cães e gatos e você pode adota-los nas Feirinhas de Adoção que a ONG realiza. Lembrando que a adoção acontece apenas mediante aprovação.

Tem interesse em adotar um animalzinho? Você pode entrar em contato com a Amor de Bicho através do site www.amordebicho.org.br ou no Facebook. Caso você não possa adotar um animal no momento, faça uma doação, ou seja voluntário!

Além de ter todos os benefícios mentais e sociais que um animalzinho proporciona ao ser humano, você ainda dá a chance de que o animal adotado conheça o amor e o carinho que em alguns casos eles nunca tiveram.

Quer entrar em contato com a Angels Life? Encaminhe sua mensagem através do e-mail contato@angelslife.com.br ou ligando para o número (19) 3514-4200.

Referências:
Gazeta do Povo
Jornal da USP
Portal Melhores Amigos


Compartilhe com amigos!
  • 5
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
    5
    Shares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *