Atividades de Arteterapia e Dança para idosos

Compartilhe com amigos!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Estimular um idoso pode ser uma tarefa árdua, mas com as atividades certas e um ambiente adequado, além de mais fácil os estímulos trazem um resultado muito positivo!

As atividades da Semana do Idoso nos residenciais da Angels Life trouxeram uma ótima oportunidade para realizamos novas experiências. Atividades que já acontecem diariamente no nosso residencial de idosos ganharam um um formato especial na Semana do Idoso. Neste artigo vou falar um pouco da atividade que aconteceu em 26 de setembro de 2017 e envolveu arteterapia e dança combinadas.

Estimulando os idosos através dos pés

 

Arte + Dança

 

Ajoelhar no milho é um tipo de castigo muito conhecido. O que pouca gente sabe, é que apoiar os pés no milho estimula os sentidos e pode ser extremamente relaxante. O motivo é que nossos pés têm diversos pontos sensoriais que podem ser estimulados de diversas formas, provocando sensações e percepções. Quem cuida de idosos sabe o quanto é importante cuidar dos pés.

Mandala nas atividades para terceira idade

Arte + Dança

A mandala permite variar no tamanho, pois dá para escolher uma base maior ou menor, e diferentes tipos desenhos.  A atividade foi desenvolvida em grupo, onde houve o benefício da socialização e os movimentos exigidos são os movimento funcionais de membros superiores, cabeça e tronco, explorando as noções de forma, tamanho, espaço, cor, quantidade e medida. No aspecto psicológico, a confecção de uma mandala explora potenciais e limitações, expressão criativa, atenção, concentração, originalidade, persistência, auto-valorização e organização. As mandalas dessa atividade foram feitas com argila e papel E.V.A. cortados em formato de triângulos coloridos para que os idosos tivessem a liberdade de criação.

Estímulo de socialização

 

Arte + Dança

 

Estar em um ambiente com pessoas da mesma faixa etária, possibilita a troca de experiências e a socialização entre os idosos. Essa socialização facilita a manutenção da autonomia e consequentemente da qualidade de vida dos idosos que moram em residenciais de idosos (casas de repouso com atividades extras) ou frequentam centros dia e centros de convivência do idoso.

 

Dança como atividade em residencial de idosos

Arte + Dança
A dança é um recurso terapêutico muito eficaz: ela facilita os movimentos do corpo, permitindo a descoberta de novas formas de comunicação, por meio do movimento, estimula a linguagem corporal e desperta a consciência de potencialidade, atenção, reflexos e habilidade, além de ajudar a estabelecer ou restabelecer o equilíbrio entre corpo e mente. A dança estimula a manutenção de equilíbrio e flexibilidade devendo ser estimulada e fazer parte da rotina de vida de pessoas na terceira idade.

 

Arte + Dança

Centro dia é solução em estímulos sem perda da autonomia

Atividades assim acontecem todos os dias no nosso residencial de idosos em Campinas, que oferece o serviço de centro dia, com atividades que estimulam a autonomia, expressão, manutenção das capacidades motoras e também a socialização. Tudo isso num ambiente seguro, limpo e adequado para que o idoso se se sinta em casa.

 

Quer conhecer  o nosso Centro Dia?
Preencha e agende uma visita para conhecer o nosso serviço Senior Day!


Marketing , Angels Life
Apaixonado por inovação e tecnologia. Tenho prazer em criar soluções para a terceira idade desde 2015.

Compartilhe com amigos!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *