Visita da Escola Comunitária de Campinas

Compartilhe com amigos!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

No dia 29 de agosto recebemos na unidade Prime a visita da Escola Comunitária de Campinas. Lá eles realizam um projeto inter geracional, no qual as crianças tem a oportunidade de conhecer avós,bisavós e suas histórias. Em uma manhã ensolarada a turma passou um tempo conhecendo a história do Sr Augusto, ouvindo relatos de sua infância e exercitando toda a curiosidade sobre como era a vida há tantos anos atrás, afinal não é todo dia que se pode conversar com um Bisavô centenário.

Também aproveitaram para conhecer a rotina, tanto do Sr Augusto, como dos demais moradores. Como é ser idoso? Muitas perguntas foram feitas e a experiência, a troca foi muito rica. Em um momento de descontração, todos juntos, crianças e idosos ensinaram, aprenderam e lembraram brincadeiras que eram comuns há mais de 50 anos, como era a vida sem tablete, celular ou videogame. Todos brincaram de pião, bola de gude, peteca, ioiô, futebol de botão e bilboquê. Além disso, durante a Terapia Ocupacional,todos puderam conhecer ou lembrar-se de máquinas bem antigas,como a máquina de escrever e calcular.

Ao final da atividade, as crianças cantaram e presentearam os idosos com trabalhos feitos por eles mesmos, lindas flores com mensagens positivas, assim como suas palavras de agradecimento. -“Foi emocionante”. Relatou uma das crianças. Os pequenos estudantes ficaram muito felizes e surpresos em saber que os idosos ainda brincam. Todos fizeram questão de abraçar e agradecer a cada um dos moradores. Após essa visita, as crianças elaboraram um painel maravilhoso com os relatos de cada um.

 

Quais são os benefícios dessa atividade?

Para os idosos, é uma forma incrível de se sentirem inclusos na sociedade e atuantes como cidadãos. Já para os pequenos,é uma oportunidade inesquecível de desenvolver cultura e maior aprendizagem em suas atividades escolares e também pessoais.

Nos Estados Unidos,na Holanda e em vários países, muitas casas de repouso  promovem a interação entre crianças e idosos. Esse tipo de atividade constrói benefícios para ambos, “de acordo com um estudo promovido pela Generations United, em parceria com Elisner Foundation,”uma empresa especializada em  programas inter geracionais.

 

5 dicas para incentivar a convivência entre crianças, jovens e idosos:

Todo adulto já foi criança um dia,sabemos que não é fácil lidar com a perda dos avós,ainda mais quando são bem próximos á nós. É natural haver um grande afeto e respeito envolvido com as nossas gerações de origem. Por isso, se você ainda tem o privilégio de conviver com seus avôs e bisavôs, aqui vai algumas dicas para que exista o incentivo da convivência entre as crianças/jovens da família com os idosos.

– Demonstre afeto: Você pode fazer uma ligação,enviar uma mensagem ou até mesmo escrever uma bela carta expressando o quanto você se importa e sente saudades do tempo que passavam juntos. É um excelente momento para pedir que as crianças façam desenhos para colocar anexo á cartinha.

– Liste suas coisas favoritas na infância: Sabe aquela sensação de sentir o cheirinho da comida da avó? Ou então aquela boa pescaria com o avô e os pais? Fale sobre situações do passado onde vocês puderam rir,recorde assuntos engraçados e que também exercitem a mente deles. Coloque os jovens para ouvir essas histórias e juntos construírem uma nova lembrança.Crianças também adoram assuntos divertidos.

– Faça um almoço em família: De preferência escolha um local ligado á natureza,onde o espaço seja suficiente para atender as necessidades dos idosos e também dos jovens. Afinal nem todo almoço em família precisar ser formal ou padronizado. Utilize sua criatividade para elaborar um dia que ficará na memória de todos.

– Tire as fotografias do armário: Quase todo mundo que eu conheço, tem em casa uma caixa ou pelo menos um álbum de fotografias antigas. Faça uma roda e comece á mostrar as fotos para os jovens e para os idosos. Pergunte se alguém sabe os nomes de quem está nas imagens,coloque algumas delas em porta retratos, esse feito trará sentimento de companheirismo para todos os envolvidos.

– Construa sua árvore genealógica: Reúna os familiares e construam uma árvore genealógica de maneira divertida e espontânea, utilizando materiais recicláveis por exemplo, ou então com desenhos feitos pelas próprias crianças.Geralmente os jovens são menos adeptos á essas atividades em família,portanto,aproveite para atraí-los contando sobre as músicas do passado,cortes de cabelo da época entre outros.Normalmente eles se sentem mais á vontade para participar quando encontram diversão no tema proposto.

 

Aproveite esses momentos pois, a vida é uma passagem. Tudo o que mais temos de precioso são as vivências compartilhadas com as pessoas que nos querem bem.


Compartilhe com amigos!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *