5 práticas para um envelhecimento saudável

Compartilhe com amigos!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

O envelhecimento nada mais é do que o processo de desgaste do nosso corpo, depois que passamos da fase adulta. A maioria das pessoas tem medo deste processo, medo das consequências… entretanto é possível ser saudável e ter qualidade de vida no processo de envelhecimento. Confira estas 5 dicas:

1. Exercícios físicos e psicológicos

Os exercícios físicos geram diversos benefícios para a nossa saúde. Existem diversas formas de se manter fisicamente ativo. Muitas atividades prazerosas que não estão restritas apenas a caminhada. Os exercícios físicos ajudam a evitar diversos problemas de saúde que são decorrentes do envelhecimento. Já divulgamos um artigo mostrando com mais detalhes quais são os principais benefícios da atividade física para os idosos. Acesse clicando AQUI.

Os exercícios psicológicos também são fundamentais para melhorar a qualidade de vida. O mais indicado de fato é a terapia e acompanhamento com neurologista. A saúde mental também é de extrema importância durante o processo de envelhecimento.

2. Socialização no processo de envelhecimento

A questão da socialização influencia muito na saúde psicológica. Deve-se evitar o isolamento social e familiar do idoso, pois este isolamento tende a gerar sentimentos de solidão que podem se desenvolver a uma depressão, por exemplo. Portanto, para manter o idoso com a saúde mental em ordem, é essencial que ele faça passeios com a família e amigos. Interação com pessoas da mesma faixa etária também é muito interessante, já que os idosos podem trocar experiencias sobre as épocas em que viveram.

3. Alimentação saudável

Tudo o que ingerimos mexe muito com o funcionamento do nosso corpo. Portanto, alimentos ricos em vitaminas são muito bem-vindos. O ideal é fazer um acompanhamento nutricional. Assim, o profissional consegue identificar quais são as principais vitaminas e minerais que o idoso necessita ingerir para equilibrar o funcionamento do corpo.  Vale lembrar que beber bastante água também é fundamental. A hidratação não pode ser deixada de lado em momento nenhum. Um bom exercício para consumir bastante água durante o dia, é ofertar ao idoso um copo de água a cada 1 hora.

4. Exames de rotina e Check-up

Fazer exames de rotina é considerado por muitos idosos como algo chato. Entretanto, é importante sempre acompanhar a saúde do idoso mesmo antes de algum problema e/ou sintoma surgir. Como diz o ditado, é melhor prevenir que remediar. Como já citado acima, um acompanhamento psicológico, neurológico e nutricional é fundamental.

5. Noites de sono

Ter uma noite mal dormida pode nos gerar mais malefícios do que imaginamos. Uma reportagem da revista  Veja mostra que quem dorme mal, tem cinco vezes mais probabilidade de desenvolver um quadro de pressão alta do que uma pessoa que não tem problemas para dormir. A noite mal dormida também pode nos gerar alterações de humor e baixa no sistema imunológico. Por isso, o ideal é estabelecer um horário fixo para ir deitar e para levantar. Evitar dormir durante o dia também ajuda a manter o sono regulado.

Essas são dicas básicas para melhorar a qualidade de vida e se manter saudável no processo de envelhecimento. Ser feliz é o caminho para viver melhor. Aqui na Angel’s Life, nossos idosos contam com uma rotina pré-programada, cardápio feito por nutricionista, enfermeiras e geriatra controlando o estado de saúde de cada idoso. Quer conhecer mais sobre nossos serviços? Entre em nosso SITE ou ligue para (19) 97405-6118 / 97405-6119.


Compartilhe com amigos!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *