Alimentação na terceira idade

Compartilhe com amigos!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Não é segredo pra ninguém que se alimentar adequadamente é a principal forma de ter uma vida saudável. Os alimentos que consumimos interferem diretamente na nossa saúde e no funcionamento do nosso organismo. O consumo excessivo de alimentos prejudiciais à saúde pode gerar diversos problemas no futuro.

Mas o que é uma alimentação correta? A alimentação correta é aquela que possui todos os nutrientes necessários para que nosso organismo funcione perfeitamente.

Segundo um estudo realizado pelo Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo, os idosos tem 3,7 vezes mais risco de desnutrição do que adultos. A ingestão de alimentos interfere muito no caso de desnutrição. Muitos fatores externos e emocionais podem contribuir para que o idoso não se alimente adequadamente.

Os idosos necessitam de uma dieta adequada a sua idade e as suas necessidades. Por exemplo, idosos que tem dificuldade com a mastigação, precisam de adaptar a uma dieta um pouco mais pastosa, ou que facilite a mastigação. Por isso, é muito importante que o idoso tenha um acompanhamento nutricional. Um profissional capacitado na área da nutrição será capaz de elaborar um cardápio que consiga suprir todas as vitaminas e minerais que o idoso precisa ingerir todos os dias.

Alimentos que devem ser evitados

Açúcar: em longo prazo o consumo de açúcar pode causar diabetes e obesidade. Isso inclui também doces e refrigerantes, que quando consumido todos os dias, ou em excesso, podem desidratar o nosso corpo. Lembrando também que o refrigerante possuí ácido fosfórico, que é um dos responsáveis por comprometer a saúde dos ossos.

Sal: O sal alinhado ao consumo exagerado, pode se tornar o principal causador da pressão alta, além de ressecar a pele, aumentar a retenção de líquidos e causar até mesmo a desidratação.

Frituras: Tudo em excesso faz mal, mas no caso das frituras, o consumo exacerbado pode fazer mal ao sistema cardiovascular, causar cansaço, má absorção dos nutrientes e falta de energia. Além, é claro, da pressão alta.

Gordura trans: Todos nós já ouvimos falar que a gordura trans não faz bem ao nosso organismo. Mas você sabe exatamente o porquê? Este tipo de gordura pode entupir as artérias e os vasos sanguíneos. E com isso, impedir que a nosso sangue receba a quantidade ideal de nutrientes.

Alimentos que devem ser consumidos

Frutas, verduras e legumes: Esses alimentos são ricos em vitaminas, sais minerais e fibras. O essencial é sempre fugir de alimentos industrializados e optar por frutas, verduras e legumes. É importante atentar-se às vitaminas presentes nesses alimentos e tentar consumir de tudo um pouco. Por exemplo, a laranja e a cenoura são fontes riquíssimas em Vitamina C, que ajuda a melhorar o sistema imunológico.

Alimentos ricos em ferro: Os principais alimentos ricos em ferro incluem a carne vermelha, brócolis, espinafre e couve. Além destes, as leguminosas como feijão, grão de bico, lentilha e ervilha também são ótimas opções.

Alimentos ricos em cálcio: O leite é o principal alimento rico em cálcio, mas tem quem não goste de leite. Neste caso, existem outras opções, como os derivados, incluindo iogurtes e queijos. A soja também se destaca como grande fonte de cálcio. Sua forma em farinha ou leite tem uma concentração maior de cálcio.

Água: É sempre bom lembrar que por mais simples que pareça, a água é essencial para o funcionamento do organismo e claro, para evitar desidratação. Confira mais sobre a importância da água no nosso organismo clicando aqui.

Devemos ressaltar também que o ideal é que um nutricionista faça um acompanhamento com o idoso, para identificar suas maiores necessidades vitamínicas. Entendemos que os idosos precisam de vitaminas e nutrientes para se manterem saudáveis. Por isso, aqui na Angel’s, os familiares dos nossos hóspedes podem ficar tranquilos, pois o nosso cardápio é estruturado por um nutricionista.

Referências:

Portal Amigo do Idoso
Minha Vida


Compartilhe com amigos!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *