Parkinson: relato de quem está vencendo esta doença

Compartilhe com amigos!
  • 16
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
    16
    Shares

A vida do idoso na “melhor idade” conjugada a doença de Parkinson

Dia 11 de abril é o Dia Mundial da conscientização da Doença de Parkinson. Este artigo foi escrito na íntegra pelo Sr. Galvão (salvo algumas correções sobre o termo descontinuado “mal de parkinson” que foi substituído por “doença de Parkinson”; também pode ser chamado somente de “Parkinson”), que em um dia como qualquer outro, num exame de rotina, descobriu que tinha Parkinson. Aqui ele conta como está sendo sua “nova vida” e como ele – um exemplo de combate aos sintomas do Parkinson – luta diariamente contra a doença, aprendendo e se divertindo no processo.

“Este artigo foi escrito em homenagem aos idosos. A forma que encontrei para estimular aqueles que desejarem acrescentar algo a mais em seu dia-a-dia.”
– José Galvão Furtado

Como tudo começou…

Nossa história se inicia por volta de 2003. Lá se vão 14 anos. Como tínhamos o hábito de fazer checagem de saúde anualmente, naquele ano tudo se repetiu. Exceto por uma causa diferencial. Após minha descrição dos sintomas sobre minha pessoa, o médico passou a palavra para minha esposa. Se ela tinha algum comentário a fazer.

Ela tirou de sua bolsa um pequeno papel com algumas anotações.

Foi descrevendo algumas atitudes minhas e ao final o médico foi simples e categórico:

 A senhora acaba de relatar alguns dos sintomas característicos da “doença de Parkinson”.

A novidade para a família

foto de sr galvao e familiares no residencial da angels life
Registro de uma atividade da semana do idosos, em um residencial da Angels Life.

A receptividade da família foi mais ou menos assim:

A esposa não se assustou por ter conhecimento suficiente sobre a doença que lhe satisfazia a curiosidade. Trata-se de uma pessoa muito lida. Adora um bom livro sobre tudo.

Para os filhos, uma geração mais nova, mais fácil a compreensão.

Para mim, apenas que se tratava de uma doença que iria mexer com articulação e movimentos influindo no relacionamento dos meus neurônios porém sem degeneração da cabeça.

Para todos, uma surpresa assimilada com naturalidade.

O meu tratamento, cuidados e outros conselhos

fotografia de sr galvao, portador do mal de parkinson, discursando em uma confraternizacao da angels life
Sr. Galvão discursando na festa de confraternização 2016 na Unidade Master da Angels Life.

Após a explanação pelo médico das características gerais da doença ele passou a orientar e relacionar os procedimentos para a convivência numa vida saudável. Iniciou com um conselho que procurei seguir o mais fielmente possível e que transformei na “Regra número UM” de minha nova vida.

 

A regra para quem tem Parkinson

O Parkinson, doença sem cura ainda no momento, tem três procedimentos simples, mas de eficiência notável que seguramente minimizarão o sofrimento.

  • Medicamentos: a indústria farmacêutica tem medicamentos com altíssimo grau de eficiência.
  • Exercício físico: manter o corpo em movimento principalmente com exercícios de caminhada e outros.
  • Exercício cognitivo: buscar manter a memória sempre em ação através de leitura, quebra-cabeças e outros.

Após ouvir este conselho, tomei a decisão mais importante do meu tratamento: seguir fielmente os três itens acima.

A título de colaboração segue uma série de atitudes, atividades e decisões que me permitiram manter uma vida mais saudável, apesar do mal de Parkinson.

  • Uso dos medicamentos: seguir fielmente a prescrição do médico. Estabelecer uma rotina diária fixa (sem exceção quanto ao medicamento e horários) a fim de permitir saber se há uma hora atrás foi tomado “certo” comprimido. Quando se tratar de paciente idoso será possível que sua memória já esteja enfraquecida.
  • Exercícios físicos: primeiro passo: sair da ociosidade. Estabelecer um regime de exercícios com horário fixo (ou o mais usual) a fim do organismo ficar dependente desse exercício. Não importa o dia (segunda, sábado, domingo…) e o tempo (chuva, frio…) a tendência do corpo humano é buscar sempre a comodidade. No meu entender aqui está a maior barreira para um bom exercício físico. Vencer a ociosidade.
  • Exercícios cognitivos: este tema pode ser executado de vários modos. Utilizando-se de publicações de palavras cruzadas, criptogramas e outros.
registro de uma atividade de arteterapia usando argila e papel eva para confeccionar mandalas
Registro de uma atividade de estímulo congnitivo na Semana do Idoso na Angels Life.

A leitura

sr galvao, portador de parkinson, fazendo uma leitura em seu iPad

Para enriquecer os três tópicos acima foi acrescido no regime a leitura. O despertar para a leitura foi um grande acontecimento nessa caminhada para a busca de uma vida saudável. Adotei como o quarto fator na minha relação de atividades em benefício do tratamento.

A fisioterapia e fonoaudiologia

sr galvao portador do mal de parkinson fazendo exercicio de fisioterapia em um parque em campinas

As atividades de fisioterapia e fonoaudiologia são ferramentas imprescindíveis. No decorrer do tratamento foram incluídas estas duas atividades por indicação do meu plano de saúde e que faziam parte de suas coberturas.

Atividades complementares da maior importância têm papel relevante no acompanhamento e dosagem dos exercícios. O acompanhamento desses dois profissionais facilita e permite a aplicação seletiva dos exercícios, sem perigo do uso de qualquer item não adequado.

 

Cuidadores, enfermeiros e afins

Muito contribuiu para meu desenvolvimento a aproximação com profissionais especializados na área. O paciente idoso portador de um mal degenerativo requer muitos cuidados e acompanhamentos específicos que nem sempre podem ser encontrados em casa.

O importante nesta hora é preparar seu espírito para a nova vida. O que torna mais fácil a adaptação.

Diga não a ociosidade e sedentarismo!

Não é fácil para ninguém tirar estas duas palavras do vocabulário. Porém com a ajuda de nossos familiares, amigos e companheiros de luta e a presença de Jesus Cristo ao nosso lado, as dificuldades poderão ser amenizadas.

José Galvão Furtado
Hóspede morador da Angels Life em Campinas


Vídeo do Sr. Galvão

Essa não foi a primeira participação do Sr. Galvão aqui no site da Angels Life, em 2016 tivemos o prazer de gravar um vídeo com ele, onde contou como é a vida aqui no residencial da Angels Life.

Em dezembro de 2015, pedimos ao Sr. Galvão que dissesse algumas palavras na Confraternização da Angel’s Life. Como nem todos os cuidadores e familiares puderam estar presentes nesse dia tão especial, pedimos que ele fizesse um vídeo para publicarmos no nosso canal.

Ele não só participou no vídeo, quanto atuou diretamente na edição.


 

Nota do Rodolfo (Blog Angels Life): Em 6 de dezembro de 2017, tive o prazer de conhecer a Danielle Ianzer do Vibrar Parkinson. Ela me orientou com várias informações sobre a doença de Parkinson. Acesse o site do Projeto Vibrar Parkinson e saiba mais. http://vibrarcomparkinson.com.br/


Compartilhe com amigos!
  • 16
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
    16
    Shares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *