Presbiacusia: a perda de audição na terceira idade

Compartilhe com amigos!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

É muito comum conhecermos idosos que dizem que não conseguem ouvir direito. Alguns até nos pedem para repetir a frase em um tom mais alto.  De uma forma geral, a perda de audição ou a surdez está ligada ao processo de envelhecimento natural. Vamos explicar de forma mais detalhada como isso acontece.

Presbiacusia

A Presbiacusia basicamente é a diminuição auditiva relacionada ao processo de envelhecimento. Essa perda de audição acontece por motivos degenerativos, fazendo parte do processo natural de envelhecimento.

Segundo o site do Dr. Drauzio Varella, a partir da quinta ou sexta década de vida, a pessoa passa a não ouvir com a mesma perfeição de antes. Isso acontece por conta da morte de algumas células auditivas.

Existem alguns fatores de risco também, como a diabetes, pressão alta e o uso excessivo de álcool. Esses fatores tendem a acelerar a perda auditiva.

Quais os sintomas da perda de audição?

Os principais sintomas da presbiacusia é a hipersensibilidade a sons altos, dificuldade para conversar no telefone, vertigem, desequilíbrio, zumbidos no ouvido.  Um comportamento do idoso que pode indicar que ele está com dificuldade para escutar é o aumento progressivo do volume da televisão. Se o idoso tem aumentado o volume da TV mais do que de costume, isso pode indicar algum problema auditivo.

A Associação Brasileira de Otorrinolaringologia já divulgou dados que mostram que as pessoas geralmente demoram sete anos para buscar um especialista para identificar algum problema n audição. Esse descuido é grave, pois pode resultar na surdez definitiva.

Tem tratamento?

Infelizmente não existe um tratamento que cure a perda de audição dos idosos. Entretanto, outros métodos são utilizados para resgatar a audição do idoso. O aparelho auditivo é a principal solução para esses casos.

É importante que o idoso consulte um médico, para que o mesmo possa identificar o grau de perda auditiva e indicar se será necessário o uso de um aparelho auditivo. Sendo necessário, o médico indicará também qual o melhor aparelho para cada caso. Podendo definir também quais os cuidados que devem ser tomados previamente.

Fatores emocionais e sociais

A perda da audição pode influenciar em inúmeros fatores na vida dos idosos. A autoestima e a motivação são as principais. O idoso acaba precisando se adaptar a um novo estilo de vida, por isso, alguns acabam se sentindo desmotivados e tristes. As conversas são mais curtas e o uso de telefone também, isso influencia no convívio social e na questão emocional também.

Por isso é importante buscar ajuda de um profissional assim que os primeiros sintomas surgirem.

 

Quer conhecer mais sobre os nossos serviços? Acesse nosso SITE ou entre em contato no número (19) 99159-5235 / (19) 99159-5235.


Compartilhe com amigos!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *