Violência ao idoso: identifique e denuncie!

Compartilhe com amigos!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Junho é considerado o mês do combate à violência contra a pessoa idosa. Este é um assunto complexo e delicado, mas está mais presente na sociedade do que imaginamos. É de extrema importância que todos saibam identificar a violência ao idoso, para que denúncias possam ser feitas.

Infelizmente os idosos têm seus direitos violados todos os dias. Segundo dados do Ministério dos Direitos Humanos, mais de 80% dos casos de violência contra idosos, acontecem dentro de casa. Isso torna o problema ainda mais preocupante tendo em vista que nem sempre é possível saber o que realmente se passa dentro de um ambiente familiar. Para o idoso, pode ser um processo difícil e demorado para identificar o abuso. Principalmente para idosos portadores de Alzheimer que por conta da doença podem ficar confusos e não compreender muito bem a situação. Mas fique atento, não é apenas agressão física que é considerada violência. Existem outros tipos de agressão e devemos nos manter atentos para qualquer sinal que indique esses abusos.

Diferentes tipos de violência

Física: é o tipo de violência mais visível, pois inclui o uso da força física através de empurrões, tapas e beliscões no intuito de causar dor e medo. Na maioria das vezes o agressor está tentando “obrigar” o idoso a fazer algo que não deseja.

Negligência/Abandono:  Esta é uma das formas de violência mais presente no país. Neste caso, é quando há omissão, recusa ou ausência de cuidados que o idoso necessita, como por exemplo os cuidados com higiene e saúde. Na maioria das vezes isso acontece com idosos mais debilitados e dependentes. Além disso a negligencia/abandono pode causar sérios problemas emocionais ao idoso.

Psicológica: Refere-se a agressões verbais, gestos e formas de desprezo com o intuito de humilhar e aterrorizar. Agressões dessa natureza podem levar o idoso ao isolamento social e a depressão.

Financeira: Uso ilegal ou impróprio dos bens do idoso, sem consentimento.

Emocional: Caracteriza-se pela agressão verbal, falta de respeito à intimidade, negar a socialização do idoso e desatenção às questões de saúde e higiene.

Fique atento aos detalhes

O comportamento do idoso pode dizer muito sobre como ele é tratado. Caso apresente comportamentos como medo de algum familiar/cuidador ou respeito exagerado, manifestar solidão ou baixa autoestima são possíveis indicadores de algo mais sério.

Segundo o site de notícias UOL no primeiro semestre de 2017, o Estado de São Paulo recebeu cerca de 14 mil denúncias de violência contra idosos. A denúncia mais feita nesse período foi de Negligência, seguido por violência psicológica e abuso financeiro.

Para saber mais sobre como identificar tais problemas, acesse a cartilha de informações da Prefeitura de São Paulo.

Violência ao idoso: como denunciar?

Para fazer denúncias de violência ao idoso, é possível recorrer ao Disque 100 da Secretária Nacional de Direitos Humanos. A denúncia pode ser anônima e o telefone funciona 24h por dia.

 

 

 

 

Quer entrar em contato com a Angels Life? Mande e-mail para contato@angelslife.com.br ou ligue para o número (19) 3514-4200


Compartilhe com amigos!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

2 comentários em “Violência ao idoso: identifique e denuncie!

  • 5 de dezembro de 2018 em 13:55
    Permalink

    Sei que o que vou dizer não tem nada haver com seu post, mas pior coisa que existe hoje em dia é o preconceito contra o idoso. Cansei de ouvir: “Não liga não! Ele está velho!”. Rídiculo.

    Resposta
    • 21 de maio de 2019 em 17:26
      Permalink

      É verdade Luiza. Muitas pessoas ainda acreditam que os idosos não merecem atenção simplesmente porque já “viveram muito”. É muito triste que ainda existam pessoas que pensem assim.

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *