Fatos sobre o câncer de mama
Segundo tipo mais frequente no mundo, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom.
No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, porque a doença ainda é diagnosticada em estágio avançado. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%.
O câncer de mama ocorre quando as células deste órgão passam a se dividir e se reproduzir muito rápido e de forma desordenada. A maioria acomete as células dos ductos das mamas, por isso, seu tipo mais comum é chamado Carcinoma Ductal. Ele pode ser in situ – quando não passa das primeiras camadas de célula destes ductos, ou invasor – quando invade os tecidos em volta. Os cânceres que começam nos lóbulos da mama são chamados de Carcinoma Lobular e são menos comuns, este tipo frequentemente acomete as duas mamas.
Outros tipos da doença
O Carcinoma Inflamatório de mama é um câncer mais raro e normalmente se apresenta de forma agressiva, comprometendo toda a mama, deixando-a vermelha, inchada e quente.
Faixa etária
Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente. Estatísticas indicam aumento de sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nas décadas de 60 e 70 foi registrado um aumento de 10 vezes nas taxas de incidência ajustadas por idade nos Registros de Câncer de Base Populacional de diversos continentes.
Como muitos casos, tem fatores de risco conhecidos. Alguns deles são modificáveis, pode alterar a exposição que uma pessoa tem a determinado fator, diminuindo sua chance de desenvolver este câncer. Existem também os fatores de proteção, quando sua chance de desenvolver é menor.
Fonte: http://www.ctopetropolis.com.br/cientifico-mama/