Terceira idade e a Tecnologia
Não é segredo que a tecnologia vem avançando muito rápido. Os jovens rapidamente tomam conhecimento das novas tecnologias e aprendem de acordo com seus gostos e necessidades. Mas e os idosos? Como se ajustam a mudanças tecnológicas tão rápidas que em sua juventude ainda não existiam?
Cada vez mais idosos buscam se adaptar a essa era digital, e encontram grandes desafios pela frente. Mas essa interação com a tecnologia tem impactos muito positivos na vida do idoso. A tecnologia pode ajudar a evitar a solidão nos idosos, tendo em vista que hoje é possível fazer chamadas de vídeos com parentes e amigos distantes, e manter longos diálogos através dos aplicativos que facilitam essa comunicação.
Além da autonomia que a tecnologia oferece, fazendo com que o idoso não precise necessariamente sair de casa para pagar contas, já que isso pode ser realizado através de aplicativos do próprio banco. Entre essas facilidades tecnológicas também existem jogos que ajudam nos estímulos cognitivos, memória, foco e concentração.
O investimento em tecnologias específicas para idosos também tem aumentado gradativamente. A maior feira de eletrônicos do mundo chamada Consumer Electronics Show, aconteceu esse ano em Las Vegas e apresentou inúmeras tecnologias voltadas especialmente para os idosos. Entre as novas tecnologias haviam cadeiras de rodas que podem ser manobradas com mais facilidade e em diversos terrenos como a lama, areia e até mesmo neve. Outro produto destinado especialmente a terceira idade é o tênis antiqueda, que conta com inúmeros sensores, além de uma tecnologia que consegue detectar quedas e através da rede celular avisa aos familiares.
Dizer que a tecnologia é “coisa de jovens” está ultrapassado. Os avanços tecnológicos não param e os idosos se interessam cada vez mais por aprendizado nessa área. A era digital realmente é para todos!
Referências:
https://bit.ly/2NrJQxw
https://bit.ly/2MP4tSS
https://bit.ly/2p4zrfI