Casa do idoso: 3 dicas indispensáveis de organização e segurança

Compartilhe com amigos!
  • 23
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
    23
    Shares

Ao entrar em uma casa de uma pessoa da terceira idade pela primeira vez, sinto-me como se eu já a conhecesse. Não porque ela já foi me contando a sua história logo de cara, e sim porque ela está em todos os cantinhos da casa.

A mesa antiga retrata todos os almoços de domingo que tiveram por ali, os discos de cantores preferidos que animavam as festas da família estão na estante, seus livros antigos mostram de onde vieram todos os seus conhecimentos, as fotos trazem as lembranças de momentos bons e saudades de pessoas queridas que já não estão mais ali. Todas as fases de sua vida estão representadas de alguma forma em algum objeto.

A pessoa idosa cerca sua casa de lembranças, lembranças essas que talvez a memória por si só não o ajuda mais a lembrar. E para os idosos, se desfazer de alguns objetos é se desfazer de uma fase da vida. O problema é que ao mesmo tempo em que o acúmulo de objetos traz segurança emocional para o idoso, eles se tornam armadilhas que podem levar desde o esquecimento de compromisso ou, uma conta a pagar, até situações mais sérias como quedas e fraturas.

 

É muito difícil encontrar uma pessoa que foi adequando a sua casa conforme seu envelhecimento, e a proposta da organização é justamente a de manter as lembranças, mas de uma forma organizada e segura. E as principais formas de fazer isso, eu te conto dando essas três dicas:

1 – Estabeleça na sua casa um lugar para guardar seus pertences

espaço para organizar as coisas

Foto: goodbuyhousehellohome

Ao estabelecer um lugar único para guardar os pertences, tais como chaves, bolsas, chapéus, carteira, óculos, etc, cria-se o hábito de guardá-los sempre no mesmo lugar. Esse hábito traz a segurança de saber exatamente onde encontrá-los evitando o desperdício de tempo em procurá-los (principalmente quando se está com pressa).

 

2 – Organize o interior dos armários de forma prática e lógica.

Guarda roupas aberto - faça você mesmo:

Foto: Pinterest

Organize o interior dos armários seguindo sempre a rotina do idoso. O que ele usa com frequência coloque na frente e na altura dos olhos e identifique as prateleiras. Se possível não utilize a parte superior dos armários, assim você previne acidentes evitando que o idoso suba em cadeiras e escadas. Se não for possível, deixe no alto apenas o que não é usado com frequência e coloque etiquetas BEM GRANDES. Dessa forma não será necessário subir em cadeira e escadas para saber o que está lá em cima.

 

3 – Mural de lembretes

foto de um quadro de pranchetas organizando papeis na casa de um idoso

Foto: elianecamargopo.com.br

 

pranchetas decoradas para organizar papeis dos idosos

Foto: Pinterest

Sabe aquela velha história “o que não é visto, não é lembrado”, pois é! Ao instalar um mural onde o idoso possa pendurar coisas importantes, tais como: Contas a pagar, receitas de remédios, guias de exames e recados, sera muito mais fácil de lembrar-se dos compromissos.


Quer saber mais sobre organização? Tem mais conteúdo no meu site: www.elianecamargopo.com.br e na minha página no Facebook.


Compartilhe com amigos!
  • 23
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
    23
    Shares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *