Entenda quais são os riscos da automedicação
Sabemos que a automedicação é algo arriscado para a saúde. Entretanto, essa prática é mais comum do que imaginamos.
A automedicação acontece quando há o uso de medicamentos por conta própria ou por indicação de outras pessoas, sem supervisão ou avaliação prévia de um médico. Atualmente, é muito comum que as pessoas pesquisem sintomas de doenças na internet e encontrem recomendações de medicamentos. Esta prática não é recomendada pelos médicos e deve ser totalmente abolida.
Segundo dados do G1, a automedicação é prática comum em mais de 90% da população no Brasil. Sendo a dor de cabeça e a dor lombar os principais motivos que levam a automedicação.
Uso da bula
O uso da bula é sempre muito indicado pois nela encontramos todas as informações relevantes do medicamento. Por meio dela o paciente tem acesso as possíveis reações, interações medicamentosas e precauções que devem ser tomadas. Porém poucas pessoas aderem a leitura da bula, seja por preguiça ou por não compreender realmente as informações ali contidas. Isso agrava mais a situação que envolve a automedicação, já que além de consumir um medicamento sem a recomendação médica, a maioria das pessoas também não sabem quais são as possíveis reações daquele medicamento que está prestes a ingerir.
E no caso dos Idosos?
Tratando-se dos idosos, a situação torna-se mais delicada. Por conta da idade mais avançada, é comum que os idosos utilizem mais medicamentos do que os jovens. Por isso o uso de medicação por parte do idoso sem prescrição médica, pode acarretar inúmeros problemas de saúde como alergias e até mesmo mascarar sintomas de doenças que devem ser tratadas por médicos especialistas.
Doses em excesso também podem trazer consequências perigosas pra a saúde. O problema central da automedicação está no fato de que alguns medicamentos podem mascarar sintomas de determinadas doenças, dificultando o diagnóstico.
Aqui na Angel’s trabalhamos com uma equipe multidisciplinar voltada aos cuidados diários com os idosos. Incluindo a administração de medicação previamente prescrita médicos especialistas. Quer saber mais informações sobre nosso Residencial? Entre em contato através dos números (19) 97504-6118 / 97405-6119 ou acesse nosso SITE.