Dengue: fique atento aos sintomas

Compartilhe com amigos!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

A dengue é um vírus que já causou muitas epidemias e causa muito medo na população. Esse medo é compreensível e justificado pelo fato de o vírus ter sintomas muito similares ao de uma gripe forte. E por isso, ter a possibilidade de passar despercebida e acabar se agravando.

O transmissor do vírus da dengue é o mosquito aedes aegypti. A proliferação do mosquito acontece especificamente em focos de água parada. Durante os meses mais chuvosos do ano, a proliferação do mosquito da dengue é maior. Entretanto, os ovos do mosquito podem sobreviver por até 1 ano, e ainda assim se desenvolver.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que em média 50 a 100 milhões de pessoas contraem o vírus da dengue em mais de 100 países de todos os continentes, com exceção apenas da Europa.

Como prevenir a dengue?

O principal modo de combater a dengue é evitando que o mosquito se prolifere. Como você pode fazer isso? Nós explicamos!

O primeiro passo é evitar o acumulo de água. Evite manter pneus velhos no quintal de casa, garrafas vazias devem permanecer com a boca para baixo e mantenha o lixo sempre tampado. Lembre-se que as vasilhas de água dos animais também merecem atenção especial. Lave-as todos os dias para evitar que o mosquito faça da vasilha do seu animalzinho, um foco de proliferação.  O repelente também é um aliado que deve ser lembrado! Do mesmo modo que é importante passar o repelente, deve-se seguir as instruções do rótulo para garantir que o efeito seja realmente eficiente.

É muito comum que o vírus da dengue seja confundido com uma gripe muito forte. Entretanto, alguns casos de dengue podem acabar levando a óbito. Confira abaixo quais são os principais sintomas da dengue.

Sintomas e diagnóstico

A dengue clássica e a dengue hemorrágica possuem sintomas muito similares. Mas ainda assim alguns sintomas divergem. Confira:

Na dengue clássica, os sintomas têm início repentino e duração de 5 a 7 dias. Geralmente os primeiros sintomas se manifestam entre 3 a 15 dias após a picada do mosquito.
Os principais sintomas são:
– Febre alta com início súbito (39° a 40°C)
– Dores de cabeça
– Dor atrás dos olhos
– Manchas na pele, geralmente acompanhada de coceiras
– Cansaço extremo
– Dores no corpo e nas articulações
– Moleza
– Náuseas e vômitos

No caso da dengue hemorrágica, os sintomas de inicio são os mesmos. Porém, a diferença entre elas é que após o terceiro ou quarto dia da dengue hemorrágica, a febre diminui ou some completamente e surgem as hemorragias. Após o desaparecimento da febre, alguns sintomas podem servir de alerta para a dengue hemorrágica:
– Dores abdominais fortes
– Pele pálida e fria
– Sangramento pelo nariz, boca e gengivas
– Queda da pressão arterial
– Confusão mental

É importante lembrar que a dengue hemorrágica se agrava com facilidade. Segundo o Ministério da Saúde, em média 5% das pessoas com dengue hemorrágica vão a óbito. Por isso é importante se manter alerta a todos os sintomas e buscar ajuda médica assim que possível. A dengue quando diagnosticada de forma precoce, tem maiores chances de sucesso no tratamento.

Tratamento

Até o atual momento, não existe um tratamento específico para a dengue. Por isso, os médicos indicam a ingestão de muito líquido, visando evitar a desidratação. O uso de medicamentos que amenizam os sintomas também é indicado. Mas fique atento! Alguns medicamentos não devem ser utilizados em caso de suspeita de dengue. Por conta disso, é indispensável que o paciente jamais opte pela automedicação. O paciente diagnosticado com dengue deve ter acompanhamento médico durante todo o seu tratamento.

Quer conhecer mais sobre os nossos serviços? Acesse nosso SITE ou entre em contato no número (19) 97405-6118 / (19) 97405-6119

Referências:
Minha vida
Drauzio Varella


Compartilhe com amigos!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *